As quartas de final e o torneio da morte, do Catarinão 2026, iniciaram bem agitadas, neste fim de semana e na noite desta segunda feira. No sábado, o ponta pé inicial das quartas de final foi entre Camboriú e Avaí, no Orlando Scarpelli, com vitória do time do sul da Ilha por 2 a 1. Com 10 minutos de jogo, o Avaí já vencia por 2 a 0 e o gol do Camboriú saiu no segundo tempo, de pênalti cobrado por Wermeson.
Com o resultado, o leão da Ilha pode empatar o segundo jogo, no próximo domingo às 18h que estará na semifinal. Em caso de vitória do Camboriú, por um gol de diferença, a vaga será disputada nos pênaltis e vitória com dois gols ou mais, para o Tricolor, o time estará classificado.
Em Concórdia, Concórdia e Brusque não saíram do 0 a 0 e, em caso de novo empate a vaga para a semifinal será decidida nos pênaltis e, quem vencer ficar com a vaga e essa é a mesma situação de Barra e Santa Catarina, que empataram em 1 a 1 na Arena Barra e quem vencer fica com a vaga na semifinal.
No outro jogo, a Chapecoense venceu o Criciúma, no sul do Estado e leva uma grande vantagem para o jogo de volta, no próximo domingo, na Arena Condá e está na mesma situação do Avaí.
As partidas de volta das quartas de final serão disputadas no sábado, com os confrontos entre Brusque x Concórdia, às 19h, na Arena Simon em Brusque e Santa Catarina x Barra, no Alfredo João Krieck, em Rio do Sul às 19h30.
No domingo, às 18h, o Avaí recebe o Camboriú na Ressacada e as 19h30, o Criciúma enfrenta a Chapecoense na Arena Condá.
No torneio da morte, a primeira partida aconteceu na noite desat última segunda feira, na Arena Simon, com vitória do Carlos Renaux em cima do Figueirense, por 1 a 0. A vantagem que o Figueira tinha de um ponto, devido a melhor classificação entre os quatro clubes, já foi para o espaço e, na noite de ontem o Joinville recebeu o Marcílio Dias e foi goleado por 4 a 2.
Logo após o terceiro gol do clube de Itajaí, membros da torcida organizada União Tricolor, do Joinville, começaram a atirar sinalizadores para o gramado interrompendo a partida por 52 minutos.
A fumaça se dissipou e o gramado, na área que dá para o local da toecida organizada foi limpo e a partida recomeçou, com o Marcílio Dias fazendo o quarto gol, em um contra ataque fulminante e, novamente a partida foi interrompida por causa de confusão com os torcedores da da casa.
O árbitro Braulio da Silva Machado esperou dar os 45 minutos e encerrou a partida, com o placar de 4 a 2 para o time visitante. Agora ficamos no aguardo da punição que o Joinville irá receber por parte do TJD, que deverá acontecer já nesta semana.
Texto: Sérgio Paulo Scharf DRT/SC 02685 JP
Foto: divulgação